Bipolaridade: Identifique a semiologia de um episódio.Técnicas e tratamentos para transtorno bipolar.
- Sheila Vieira de Camargo
- 17 de jul.
- 1 min de leitura

O transtorno bipolar é um transtorno do humor com bases neurobiológicas, onde os gatilhos de um episódio podem ocorrer por fatores ambientais ou estressores.
A mania é um estado de humor onde existe um excesso de atividade psicomotora e os pensamentos estão acelerados, muitas vezes não estão em concordância com uma linha de raciocínio. Nesta fase o sinal que indica a mania é a perda de inibição e a impulsividade. É muito importante estar atento a este estado de humor pois em caso de idéias que possam por o individuo ou outra pessoa em perigo, por sugestões de atividade de risco ou atos de violência, faz-se necessário encaminhamento ao hospital com urgência.
No episódio deprimido experimenta-se uma tristeza profunda, muitas vezes incapacitante, normalmente este episódio de humor vem seguido da mania.
Segue algumas dicas que podem auxiliar durante os episódios:
Técnicas de respiração (folha seca). Inspire profundamente e segure por um ou dois segundos e solte o ar bem devagar pelas narinas. Repita até se sentir calmo.
Tome um banho relaxante ou faça um exercício, ex: caminhada.
Converse com alguém da rede apoio sobre como esta se sentindo. Identifique os possíveis gatilhos dos episódios.
Caso, após tomar medicação, e as técnicas não deram certo faz-se necessário se encaminhar a um hospital.
Converse com o psiquiatra ou o psicólogo.
Mantenha sempre a psicoterapia e medicação em dia. Reconheça e liste os possíveis gatilhos dos episódios e trabalhe sobre eles com seu psicólogo.
Caso necessite de tratamentos para transtorno bipolar fornecemos atendimento especializado, agende uma consulta conosco.
Comentários